segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

RESULTADO DO CONCURSO "PROJETO NOTA 10"

Comunicamos que dos 26 projetos inscritos apenas 8 apresentaram o portfólio dentro da data prevista. Assim sendo, tivemos o seguinte resultado:

Ensino Fundamental  - 1º Ano
1º lugar :  Juliana Maia da Cruz Duarte - "O amor pelo planeta Terra é o nosso compromisso com a vida"
2º lugar : Ana Paula Gaya - " Histórias contadas por mim"


Educação Infantil:
Creche 1: 
 Patrícia Gonçalves Cezar da Silva - "Conhecendo os animais"
Creche 2:
Regina Maura de Jesus da Silva - " O Corpo Humano"
Creche 3:
Andréa Maria dos Santos - "Histórias Infantis"
1º Período:
1º lugar :Géssica Aparecida Dias de Souza - " Família"
2º lugar : Leila da Silva Bazílio -" Encantando com o meio ambiente a cultura vira arte" 
2º Período:
Daniele Lopes da Rocha - " O fantástico mundo das histórias infantis"


A todos os participantes nossos parabéns!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Concurso "Projeto Nota 10"

Comunicamos que o resultado do concurso " Projeto Nota 10"  promovido  pela  Secretaria Municipal de Educação através do  Departamento de Assistência Pedagógica, será divulgado na próxima segunda-feira, dia 12  de dezembro de 2011.
A premiação  acontecerá no dia 21/12/2011  a partir  das  9 horas nesta Secretaria.

terça-feira, 26 de abril de 2011

TODOS PELA EDUCAÇÃO

O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil que tem como objetivo contribuir para que o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à Educação pública de qualidade.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO É CONSTITUCIONAL

Valorização do professor

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o Supremo

Quinta-feira, 07 de abril de 2011 - 11:10
Por oito votos a um, os ministro do STF consideraram constitucional a lei do piso e mantiveram o entendimento de que o valor deve ser considerado como vencimento básico dos professores (foto: arquivo do STF)O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional o piso salarial nacional do magistério, atualmente de R$ 1.187,14. A decisão da Corte, tomada na tarde de quarta-feira, 6, decorre da análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.167, ajuizada em outubro de 2008 pelos governos do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.

Por oito votos a um, o Supremo considerou a constitucionalidade da lei e manteve o entendimento de que o valor deve ser considerado como vencimento básico. A Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008 (Lei do Piso), prevê a adaptação gradual de estados e municípios à remuneração do professores, além de suplementação da União, em caso de necessidade.

Dos 5.565 municípios brasileiros, 29 pediram a suplementação em 2009 e 40, em 2010. Para este ano, a previsão orçamentária da União destina R$ 800 milhões à suplementação. Os argumentos a favor da constitucionalidade foram apresentados ao STF pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, durante o julgamento.

Outra cláusula da Lei do Piso a ser submetida a julgamento do Supremo é  o parágrafo 4º do artigo 2º — determina o cumprimento de no máximo dois terços da carga horária do magistério em atividades em sala de aula: “§ 4º  Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.” Na análise de quarta-feira, não houve quorum necessário de seis votos para a declaração de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade da norma.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte:    www.mec.gov.br

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PROVA ABC

NOTICIAS DO MEC

Prova que avalia alfabetização de crianças é aplicada pela 1ª vez

Teste medirá quantos alunos do 3º ano sabem ler e escrever nas redes pública e privada de todas as capitais brasileiras

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo | 30/03/2011

Pela primeira vez, o Brasil vai medir quantas crianças estão alfabetizadas ao final do 3º ano do ensino fundamental, antiga 2ª série. Desde segunda-feira a Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização (ABC) é aplicada a cerca de 6 mil alunos de 262 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do País.

O teste é uma iniciativa da ONG Todos pela Educação, que há cinco anos lançou como meta ter 80% das crianças nesta série alfabetizadas até 2010 e 100% até 2022. Até o ano passado, no entanto, não havia como monitorar o porcentual alcançado, pois as avaliações nacionais são aplicadas apenas a partir do 5º ano do ensino fundamental.

A prova foi feita em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, do Ibope, a Fundação Cesgranrio e o apoio do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do governo federal. A diretora executiva da ONG, Priscila Cruz, explica que a ideia é criar uma matriz que possa ser aplicada em larga escala nos próximos anos. “Isso vai servir para construir uma avaliação perene que se incorpore ao sistema de avaliação que já existe”, diz.

Apesar da intenção ser medir as capacidades em leitura, escrita e matemática ao final do 3º ano, os estudantes que estão realizando o teste dessa vez estão no início do 4º ano. Essa foi a maneira encontrada pelos organizadores de conseguir dados ainda relativos a 2010 já que estas crianças terminaram a série avaliada naquele ano e há pouco tempo.

Lápis de cor
Também foi pensada uma forma especial de aplicar a prova para não intimidar os pequenos. Em vez de caneta, os alunos terão a disposição lápis coloridos e o discurso dos aplicadores também foi ensaiado para ser compreendido por pessoas de 8 anos. “Estamos também testando este modelo de aplicação de prova a crianças pequenas”, disse a diretora.

Cada criança responderá 20 questões, sendo que algumas receberão um caderno com perguntas de matemática e outras de leitura, e todas farão uma redação. Diferente da Provinha Brasil - já aplicada no começo e no fim do 2º ano para medir a evolução dos alunos naquelas série - a aplicação não será feita pelo professor e sim por um profissional externo. Além disso, a correção será feita pelos organizadores e os dados apresentados por região. A aplicação ocorrerá durante todo o mês de abril e os resultados estão previstos para junho.

terça-feira, 22 de março de 2011

PORTARIA Nº 289, DE 21 DE MARCO DE 2011, concede Bolsa de Mestrado

PARABÉNS E ATENÇÃO PROFESSORES! Leiam atentamente a portaria publicada pelo MEC no Diário Oficial da União oferecendo Bolsa de Mestrado para todos os professores da Rede Pública de Ensino


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA Nº 289, DE 21 DE MARÇO DE 2011
DOU de 22/03/2011 (nº 55, Seção 1, pág. 14)



Dispõe sobre a concessão de bolsas 
   de formação para professores da rede
públicamatriculados em cursos de
Mestrado Profissional.


O Ministro de Estado da Educação, no uso de suas atribuições e,
- considerando que a formação continuada de professores da rede pública requer decisão nacional de caráter estratégico para a melhoria da qualidade da Educação Básica;
- considerando o estabelecido na Portaria Normativa MEC nº 17, de 28 de dezembro de 2009 que dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES;
- considerando que a Educação Básica é caracterizada como "área excepcionalmente priorizada", nos termos do Art. 11 da referida Portaria normativa;
- considerando a necessidade de estimular a formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver na sala de aula atividades e trabalhos técnico-científicos criativos e de caráter formativo em temas de interesse da educação pública, conforme disposto no caput da Portaria Normativa MEC nº 17;
- considerando ainda a importância dessa formação para a qualificação de professores vinculados ao ensino de matemática, ciências e outras áreas das licenciaturas nas escolas públicas;
considerando ademais que os salários dos professores da rede pública da educação básica são, em geral, insuficientes para a manutenção como alunos de um programa de pós-graduação, com necessidades específicas de aquisição de material escolar, livros, transporte e outras inerentes às demandas da pós-graduação;
- considerando finalmente a necessidade de se dar o necessário apoio financeiro e uma atmosfera de formação qualificada, aos professores da rede pública matriculados em cursos de Mestrado Profissional especializados possibilitando uma efetiva experiência de aprendizagem de alto nível, resolve:



Fonte: http://www.fiscolex.com.br/doc_20461827_PORTARIA_N_289_21_MARCO_2011.aspx

Consulte o IDEB de sua Escola

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.


Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=180&Itemid=336http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=180&Itemid=336

PROVINHA BRASIL 2011

Em breve, no decorrer do mês de março, as redes começarão a receber os kits para aplicação do teste 01 da Provinha Brasil de Leitura 2011.
Outra grande novidade é que, a partir do mês de agosto de 2011, chegará às redes de todo o país o Kit da Provinha Brasil de Matemática. Agora as crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental poderão ter seus conhecimentos de alfabetização avaliados tanto em língua portuguesa quanto em matemática. Neste ano haverá apenas uma aplicação da Provinha Brasil de Matemática, o que produzirá um diagnóstico da aprendizagem das crianças.
A partir de 2012, a sistemática de aplicações da Provinha Brasil de Matemática será exatamente igual à da Provinha de Leitura, ou seja, duas aplicações (início e final do ano) permitindo perceber a evolução do desempenho das crianças.
Em relação à Leitura, em 2011, tudo permanece igual: duas aplicações, uma no início e outra ao final do ano.


Confira abaixo as Matrizes de Referência das Avaliações de Leitura e Matemática.
Saiba mais acessando http://provinhabrasil.inep.gov.br/

Fonte: www.mec.gov.br

Professores vamos preparar nossos alunos para a PROVA BRASIL

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. 

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.

Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo.  Em 2009, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries avaliadas também farão a Prova Brasil.


Matrizes de Referência da Prova Brasil e do Saeb



Saiba mais acessando http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid=324

Fonte: www.mec.gov.br   

Professores terão bolsas para cursos de mestrado profissional a distância

Educação básica

Professores terão bolsas para cursos de mestrado profissional a distância

Segunda-feira, 21 de março de 2011 - 14:55
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, 21, a concessão de bolsas de mestrado profissional a distância para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto, onde a presidente da República, Dilma Rousseff, condecorou 11 educadoras com a medalha da Ordem Nacional do Mérito.

Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. A medida, que será formalizada por meio de portaria do Ministério da Educação, a ser publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 22, faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”.

Segundo o ministro, a intenção é que as universidades reajam à provocação feita pelo MEC e ofereçam mais cursos. “Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização – com um mestrado”, explicou o ministro. Os docentes poderão acumular a bolsa com seus salários.

A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses. Existe, também, a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do Estado.

O não cumprimento do compromisso de cinco anos de exercício em escola pública, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos. As próprias instituições de ensino vão estabelecer seus critérios de seleção. “Nada impede, entretanto, que sejam reservadas vagas para professores que já estejam em exercício”, argumentou Haddad.

Pacote - Além das bolsas, outras iniciativas se destacam quando o assunto é a qualificação de professores da educação básica: a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão das universidades e dos institutos federais. Estes últimos têm, inclusive, uma reserva de vagas para ser suprida em cursos de licenciatura em matemática, física, química e biologia. A preocupação em formar professores nessas áreas também é destacada na portaria que será publicada nesta terça.

Como principal meta de qualidade, o Brasil deve atingir a nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2021. No ano de sua última aferição, em 2009, a média brasileira era de 4,6, numa escala que vai de zero a dez.

Ana Guimarães

Acesse http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16444

Fonte: www.mec.gov.br 

terça-feira, 15 de março de 2011

HINO DO MUNICÍPIO DE RIO DAS FLÔRES

Canto com muito orgulho em seu louvor Rio das Flôres
Terra abençoada por Santa Tereza D'ávila
Santos Dumont deu-lhe a honra de ungir a fronte em sua pia batismal
É privilegiada com ameno clima tropical
Seus lindos vales, seus montes verdejantes e suas cachoeiras neste céu azul de anil
São os presentes que a natureza deu
A este povo tão feliz deste rincão do meu Brasil.

(Newton Dantas)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL, RUMO A NOVOS OLHARES


Nos dias 02 e 03 de março, as Assessoras Pedagógicas da Educação Infantil , Pedagogas Ana Paula Rocha Santos e Lúcia Regina Domingos estarão mediando  o 1º encontro com os profissionais  das escolas e creches.

Dia
Público alvo
Horário
Local


02 de março

·         Diretores, Docentes, Orientadores Educacionais - Creche e Escola
·         Agentes de Recreação
·         Monitores

08 horas

13 horas

 Centro Cultural Professor Antônio Pacheco Leão



03 de março

·         Diretores, Docentes, Orientadores Educacionais - Creche
·         Agentes de Recreação
·         Monitores


08 horas

13 horas

 Centro Cultural Professor Antônio Pacheco Leão


Estamos certos que este grupo muito tem a contribuir para que aconteça de fato uma educação de qualidade!


Aguardamos a presença de todos!

Um momento de reflexão


 
“A mais longa caminhada só é possível passo a passo... O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra... Os milênios se sucedem segundo a segundo... As mais violentas cachoeiras se formam de pequenas fontes... Não fossem as gotas, não existiriam as chuvas... A mais bela construção não se teria efetuado não fosse o primeiro tijolo...
O processo de mudança não é fácil nem rápido, mas vale a pena tentar!
Vamos lá, não perca a oportunidade. Transforme gradualmente sua EMPRESA, introduzindo pouco a pouco os conceitos da qualidade.”

Hoje, 28/02/2011,  estaremos realizando o 1º encontro do Prò-Letramento, faça deste momento o início de um novo capítulo na sua trajetória educacional.
As formadoras Suzana Silva Santos e Ana Paula Rocha Santos aguardam a presença de todos!

Até lá!!!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CARDÁPIO DA LEITURA


As sugestões abaixo foram retiradas do endereço http://www.4shared.com/dir/x91makVF/LER_E_ESCREVER-LETRA_E_VIDA-AT.html

RODA DA LEITURA: Todos os alunos sentados, em formato de um círculo, para a realização da leitura do dia.

VENDER O LIVRO: Todos os alunos, após a leitura do livro, um por vez, fará a apresentação do livro lido. Deverá, no seu momento, convencer aos demais que o mesmo é bom.

DRAMATIZAÇÃO DO LIVRO: A professora deverá sugerir 3 livros para os alunos escolherem. Após, realizará a leitura e o desenvolvimento do texto, envolvendo-os na história e dramatização.

PROPAGANDA DO LIVRO: O aluno fará o papel de autor para promover a propaganda do livro, porém, não poderá contar o final do mesmo.

CAIXINHA DE LEITURA: A professora selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos e outros, colocando-os em uma caixa. No momento reservado à leitura, cada aluno retirará da caixinha surpresa o que deverá ler no dia.

PALANQUINHO: Ao término da leitura, o aluno subirá no palanquinho para falar que parte do livro mais gostou. Ele tornar-se-á o centro das atenções.

CONTADOR DE HISTÓRIAS: No momento de integração do “Curtindo as Leituras”, o zelador, o pai, a coordenadora e outros mais, serão convidados para contar uma história.

ALÔ LEITURA: A professora dividirá a turma em grupos de 2 em 2, onde todos simularão uma ligação telefônica para contar ao amigo o livro que escolheu e aquilo que mais chamou atenção ao lê-lo.

PAINEL DA LEITURA: Cada aluno escreverá uma frase que identifique o livro por ele lido. Essa frase vai para o painel destacando a leitura realizada no dia.

SELF – SERVICE: A professora colocará, à disposição dos alunos, várias opções de leitura, por exemplo: gibis, revistas, literaturas e outros, para que escolham a leitura do dia.

CADEIRA DO LEITOR: A professora enfeita uma cadeira para colocá-la em frente aos demais alunos, e assim, o aluno escolhido, falará sobre o livro lido.

GIRA – GIRA DO LIVRO: Cada aluno lerá uma página do livro e, no final, todos terão participado.

MÚSICA NA LEITURA: “Curtindo as leituras” é o momento onde a professora escolherá uma música para trabalhar: a letra, melodia e interpretação... é um instante descontraído e diferente.

FEIRA DO LIVRO: A professora promoverá, na escola, uma feira de exposição dos livros lidos pelos alunos. Convidará outras turmas para que, durante o evento, possam outros alunos apreciar as apresentações dos livros. Cada aluno apresentará 3 livros na exposição.

TROCA – TROCA DA LEITURA
Após realização da leitura diária, a professora fará a divisão da turma em grupos de 2 ou de 3, para que, nos grupos, aconteça a troca de experiência do livro que leu.

TEATRO DA LEITURA: Procedida a leitura do livro escolhido, o aluno apresentará o conteúdo da história através de teatro de vara, fantoches, dobradura e outros.

RECONTANDO A HISTÓRIA: Momento em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história, uma lenda, causo ou caso(real).

TEXTOTECA: É quando a professora colocará, à disposição dos alunos, textos diversos.

REPÓRTER DA LEITURA: A professora escolherá um aluno para ser o repórter. As perguntas deverão ser direcionadas para o questionamento do livro lido pelo entrevistado.

PERSONAGEM DA HISTÓRIA: Realizada a leitura do dia, o aluno deverá comentar os personagens que mais se destacaram na história em questão.

SACOLA DOS LIVROS: A professora recolhe todos os livros levados pelos alunos para casa e cada aluno escolhe um livro e começa a ler a história até que o aluno que levou para casa, reconheça e continue contando a história.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SEJAM BEM VINDOS!!!




Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser re-elaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.
Juntos queremos, nesse novo ano letivo fortalecer nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e um bom retorno a todos.  Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados nesta ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme. Damos as boas vindas e desejamos um ano letivo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais.

EQUIPE DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA PEDAGÓGICA