terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Resultado do "II Concurso Projeto Nota 10/2012"

Comunicamos que dos 27 projetos inscritos apenas 18 apresentaram o portfólio dentro da data prevista. Assim sendo, tivemos o seguinte resultado de acordo com o regulamento do concurso.

Educação Infantil
  •  Berçário a Creche III  - Projeto  "Aprendendo com a Música" (Professora Isabel Cristina de Mello Rodrigues - Creche Municipal Círculo Infantil)
  • Pré-Escola (Creche) - Projeto "Brincando com a Música na Educação Infantil" (Professora Neusa Maria Almeida Gomes dos Santos - Creche Comunitária Isabel Monteiro)
  • Pré-Escola (Escola) - Projeto "Brincando com a Matemática" (Professora  Anne Maria Costa Granadeiro - Escola Municipal Rosalina Dável Henriques)
Ensino Fundamental
  •  1º ao 5º ano - Projeto "Oficina de Imagens" (Professora Francismar da Silva Corrêa - Escola Municipal Santa Tereza)


 Projeto Alfabetização e Cidadania

  • Projeto "Desvendando os Mistérios da História" (Professora Natália Cristina da Silva)

 Aos participantes nossos PARABÉNS!!!
 
"Como professores temos que acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário   não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação." ( LEO BUSCAGLIA )


Assessoria Pedagógica /2012

segunda-feira, 21 de maio de 2012

"EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, UM NOVO OLHAR"

Meus caros colegas e amigos da Secretaria Municipal de Educação de Rio das Flôres !
 Não poderia de modo algum, já que nos dias de hoje temos essas maravilhosas ferramentas que nos dão a possibilidade de uma comunicação rápida e para muitas pessoas ao memso tempo, que são o computador e a internet, deixar passar em branco um dia, que com toda certeza, foi mais um grande marco na Educação de nosso querido Município: A MANHÃ DE HOJE! Manhã essa de ratificação dos grandes profissionais que temos em nossa Rede Municipal de Educação! Profissionais que, apesar de todos os obstáculos, que todos nós somos sabedores  pelos quais passa um profissional da Educação no Brasil, mesmo assim  DERAM ( FALO NO PASSADO, PORQUE JÁ OS CONCLUÍRAM, FORAM EXPOSIÇÕES DE MONOGRAFIAS JÁ APROVADAS POR SUAS RESPECTIVAS BANCAS) UM SHOW DE  ESTUDOS NA ÁREA DA GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO, UM SHOW DE CONHECIMENTO, DE MUITA LUTA, DE MUITA DEDICAÇÃO E AMOR PELA EDUCAÇÃO DE RIO DAS FLÔRES! MEUS SINCEROS PARABÉNS! QUE BOM QUE ESSES PROFISSIONAIS E OUTROS, QUE AINDA ESTÃO NO ANONIMATO, MAS QUE TAMBÉM SÃO MERECEDORES DE PARABÉNS, FAZEM PARTE DA NOSSA REDE MUNICIPAL!
 MEUS SINCEROS PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS, QUE NA MANHÃ DE HOJE, FIZERAM UM VERDADEIRO SOL BRILHAR NA SALA DO CENTRO CULTURAL, REPARTINDO COM TODOS OS PRESENTES, SEUS ESTUDOS E RESULTADOS DELES EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CONTRIBUINDO E MUITO, TENHAM CERTEZA DISSO, PARA O NOSSO SABER PEDAGÓGICO. FOI , REALMENTE, UMA BELA MANHÃ! MAIS UMA VEZ, PARABENIZO, POR ORDEM EM QUE OS NOMES APARECEM NA PASTA DO SEMINÁRIO A:
 
. Andréa Oliveira das Graças Lasneaux - Tema: " Alfabetização: O Método é o Diferencial no Processo ?"
 
. Rosangela Luiz Cesar - Tema : " Educação e a Influência dos Meios de Comunicação - Um Experiência Inovadora "
 
. Tamara Silva Romeiro Espíndola de Souza - Tema : " Inclusão Excludente "

. Fabiana Aparecida de Souza Lourenço - Tema : " Resolução de Problemas ".
 
Que bom fazer parte desse processo. Não refiro-me só pela manhã de hoje, não, mas por todas as outras belas oportunidades de aprender e de poder compartilhar, também , um pouco daquilo que sei com todos vocês!
 Obrigada a todos que hoje trabalho e que já tive a oportunidade de trabalhar na Equipe da Secretaria Municipal de Educação de Rio das Flôres!
 
                 Um forte abraço da amiga, Helena Paula!

quinta-feira, 15 de março de 2012

ASSESSORIA EM FESTA!

É com muita  satisfação que temos o prazer de divulgar que a Assessora Pedagógica Araci Corrêa Cardoso, após brilhante apresentação de sua monografia intitulada "Alfabetização na Perspectiva Construtivista, foi convidada por sua Orientadora Márcia Maria e Silva a apresentar seu trabalho na 10ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO.
Este é mais um exemplo de que a Educação à Distância faz diferença em Rio das Flôres.
Departamento de Assistência Pedagógica

sábado, 10 de março de 2012

SEMANA DE FORMAÇÃO PARA ORIENTADORES EDUCACIONAIS

Aconteceu no período de 13 a 17 de fevereiro  a Semana de Formação para Orientadores Educacionais. A partir do tema Entre velhos desafios e novos compromissos, a equipe de orientadores da Rede Municipal de Ensino em conjunto com a equipe do Departamento de Assistência Pedagógica, traçou metas para o trabalho a ser desenvolvido em Rio das Flôres durante o ano letivo de 2012.
Parabéns a todas que participaram!

INÍCIO DO ANO LETIVO

Com grande alegria a Secretária Municipal de Educação,professora Margarete de Barros e equipe, deram início às atividades do ano letivo de 2012. O evento aconteceu no prédio do Centro Cultutral e contou com a brilhante participação de grandes mestres como a professora Denise Barra e o professor Sérgio Bonato.
Na oportunidade, a equipe do Departamento de Assistência Pedagógica apresentou o tema da VI Jornada de Incentivo à Leitura a ser desenvolvida no ano que se segue: Ler e Escrever na Escola, o Real o Possível e o Necessário. Este projeto encontra embasamento teórico nas leituras de diversos autores, entre eles Délia Lerner, cujo livro serviu de inspiração para o tema do referido projeto.
A equipe do DAP contou com a participação de alguns docentes que apresentaram experiências exitosas desenvolvidas durante o ano de 2011 nas Unidades Escolares e Creches do município.
Professora Margarete de Barros - Secretária de Educação


Tema da VI Jornada de Incentivo à Leitura




Apresentação dos Professores da Rede Municipal de Ensino












quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

 Iniciaremos mais um ano letivo e a seguir uma mensagem para reflexão.

EDUCAÇÃO

Podemos fazer a diferença...

A professora Teresa conta que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos da 5ª série primária e, como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual.
No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um garoto chamado Ricardo.
Ela, aos poucos, notava que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal.
Houve até momentos em que ela sentia um certo prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.
Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações.
Ela deixou a ficha de Ricardo por último.
Mas quando a leu foi grande a sua surpresa...

Ficha do 1º ano:
“Ricardo é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.”

Ficha do 2º ano:
“Ricardo é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.”

Ficha do 3º ano:
“A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Ricardo. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.”

Ficha do 4º ano:
“Ricardo anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula.”

Ela se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada...
E ficou pior quando se lembrou dos lindos presentes de Natal que ela recebera dos alunos, com papéis coloridos, exceto o de Ricardo, que estava enrolado num papel de supermercado.
Lembrou que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver que era uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade.
Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão.
Naquela ocasião Ricardo ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume.
Relembrou, ainda, que ele lhe disse:
- A senhora está cheirosa como minha mãe!
E, naquele dia, depois que todos se foram, a professora chorou por longo tempo...
Em seguida, decidiu mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Ricardo.
Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava.
E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava.
Ao finalizar o ano letivo, Ricardo saiu como o melhor da classe.
Seis anos depois, recebeu uma carta de Ricardo contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera.
As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Ricardo Stoddard, seu antigo aluno, mais conhecido como Ricardo.
Mas a história não terminou aqui...
Tempos depois recebeu o convite de casamento e a notificação do falecimento do pai de Ricardo.
Ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Ricardo anos antes, e também o perfume.
Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Ricardo lhe disse ao ouvido:
“Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença.”
E com os olhos banhados em lágrimas sussurrou:
“Engano seu! Depois que o conheci aprendi a lecionar e a ouvir os apelos silenciosos que ecoam na alma do educando. Mais do que avaliar as provas e dar notas, o importante é ensinar com amor mostrando que sempre é possível fazer a diferença...”

(Autor Desconhecido)